1. May
  2. 1770

Acervo Histórico da Fazenda Babilônia em Pirenópolis é atração para turistas

Fazenda Babilônia preserva mais de 200 anos de história. Propriedade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional.

História de Goiás

O acervo histórico de uma fazenda em Pirenópolis, Goiás, virou atração para visitantes de todo o país. A Fazenda Babilônia tem mais de 200 anos, foi construída por escravos e abrigou até um engenho. Outra parte da história está guardada em um pequeno museu: são móveis antigos, camas de tiras de couro e muitos objetos de época. O casarão de 200 metros quadrados bem preservado ajuda a entender como era a rotina nas propriedades. Em todos os cantos, há um registro da época. Paredes de pau-a-pique são cobertas com telhas de barro. Uma bica d'água no fundo da propriedade com monjolo mantém viva a tradição.

A fazenda recebe turistas de todas as partes do Brasil e estudantes também. Depois do passeio pela história, uma mesa farta espera os visitantes. Carne, pães e doces são feitos com produtos da fazenda. A propriedade tem mais de 1,2 mil hectares e é a mais antiga de Goiás. Fundada no século 18, a propriedade foi tombada há 53 anos como Patrimônio Histórico Nacional. 

O lugar preserva as lembranças da imponência dos senhores de engenho e da escravidão. Os patrões rezavam as missas na capela, que fica no casarão. No altar, ainda há a imagem de Nossa Senhora da Conceição, santa de devoção da família. Para rezar, os escravos, tinham que ir para uma outra capela do lado de fora. Uma visita à Fazenda Babilônia representa a oportunidade de conhecer um pouco da História de Goiás. Uma estrutura de madeira foi construída pelos escravos em 1800 em um galpão onde funcionava um engenho de cana-de-açúcar.

Padre Simeão comprou, em 1864, parte da Fazenda, e encontrando lá, nesta ocasião, uma grande quantidade de agregados e escravos, achou que aquilo mais se assemelhava à Babilônia e desde então passou a chamar de Fazenda Babilônia. Em 1876, adquiriu mais uma parte da extensa fazenda, e atravessou o fim do século XIX e início do século XX como uma fazenda produtora de gado de corte.

FONTE: http://www.fazendababilonia.com.br

Clique e assista o depoimento da Sra. Telma Lopes, hoje responsável pela Fazenda Babilônia.

Deixe seu comentário

Para comentar, você deve realizar o login. Clique aqui.